segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Os clãs ciganos e seus costumes


 Os ciganos não gostam e não aceitam a palavra tribo para denominar seus grupos, pois não possuem chefes equivalentes aos caciques das tribos indígenas, nas mãos de quem está o poder.

Os ciganos também não possuem pajés ou curandeiros, ou ainda um feiticeiro em particular, pois cada cigano e cigana tem seus talentos para a magia, possui dons místicos, sendo portanto um feiticeiro em si mesmo. Todo povo cigano se considera portador de virtudes doadas por Deus como patrimônio de berço, cabendo à cada um desenvolver e aprimorar seus dons divinos da melhor e mais adequada maneira.

Existem autores que citam que cada grupo cigano tem seu feiticeiro particular denominado kakú, porém esta palavra no idoma romani significa apenas tio, não tendo qualquer credibilidade esta afirmação.

Os ciganos preferem e acham mais correto o termo clã para denominar seus grupos.


Obra: Judea Eredia
 

“No acampamento tudo é agitação... os homens montam a fogueira, preparam o vinho e afinam seus violinos e acordeons. As mulheres enfeitam as mesas, carroções, preparam suas roupas, pandeiros, fitas, lenços... No ar, o delicioso aroma de suas receitas especiais espalha por todo lado o cheiro de festa. A noite será longa... os ciganos se reúnem mais uma vez, para comemorar... a vida!!!”
Quem nunca viu essa cena em sua mente? Poderia ser uma lembrança de um filme talvez, ou quem sabe, a saudade de um lugar, de um povo...Saudades deixadas há muito, no tempo e no espaço...
A tradição cigana é cheia de mistérios e um dos mais facilmente reconhecido é o mistério da dança, que junto com a música desse povo...Enfeitiça...
A dança para os ciganos é uma forma de liberar as emoções interiores, de dar vazão aos sentimentos e intimas necessidades através de movimentos corporais. Ou porque esta feliz e quer festejar, brincar e se divertir, ou porque esta querendo agradar e agradecer aos deuses.
entada pela Roda da Carroça, com a qual os ciganos percorrem o mundo.

Os ciganos têm na dança uma de suas mais várias e exuberantes formas de expressão, tirando dos passos, dos volteios do corpo, do rodar, do meneio de suas cabeças e mãos, uma alegria contagiante e uma vivacidade talvez única.
O bater das castanholas, do som das palmas que espantam a negatividade. Este é o verdadeiro dançar da alma “A DANÇA CIGANA”.

Obra: Cesarina Devos Macedo


O homem quando dança com as mulheres apenas reforça, com a sua presença as figuras femininas, pois é uma proteção para elas.
Os ciganos dançam nas festas, a dança é livre, sem regras. Cada um se diverte como quer, nunca se esquecendo o recato, os limites entre homens e mulheres.
Brincos e pulseiras a tilintar, saias coloridas e pés descalços a rodopiar, mão em volteios estonteantes como o brilho nos olhos da cigana...Cena que contagia a todos, e nesse momento, a magia é tão presente que tudo parece parar para reverenciar a vida que pulsa forte em cada acorde de música...Não há tempo nem espaço, há apenas, à vontade de dançar... É a alegria do reencontro.

Queridos leitores, gostei deste texto e copiei 
para postar aqui há um tempo atrás 
e me esqueci de pegar a autoria. 
Se alguém já tiver lido e souber 
me avisem! 
Gosto de deixar bem claro 
as conquistas de um autor!! 


Beijos e Optchá!!!!!!! 


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Os elementos nas consultas [A água]

Boa tarde queridos leitores!!
Ia fazer uma postagem sobre os elementos e as consultas, mas encontrei um blog muito interessante que fala sobre mas com complementos que não vou aborda aqui, então para quem quiser ler esta e mais outras postagens legais é só clicar aqui >>Ciganas e Ciganos na umbanda<<

Água, fonte da vida e sagrada em todas as religiões, usada em praticamente todos os rituais religiosos.
É o contraponto do elemento fogo.
Associada diretamente ao feminino, ao útero, à emoção, yin, à lua.
Possuí a capacidade de ser carregada com fluidos e intenções, quer sejam positivos ou negativos.
A água pode ser usada nas consultas ciganas de muitas formas:
- Uso interno: fluidificada, solarizada, infusões, cromoterápica, florais, luarizada
- Uso externo: divinatória (hidromancia), firmeza dos elementais no ponto (ondinas), limpeza de outros elementos, banhos de descarrego

A origem  pode ser água de nascente ou fonte:




 Água de poço:


 Água de Rio:



Água do Mar:


Água dos mangues e pantanos:




Qual a melhor a ser utilizada?
Depende da finalidade do trabalho e da intenção da entidade.

ÁGUA SOLARIZADA:
Deve ser deixada em uma jarra de vidro que tenha tampa também de vidro transparente, exposta ao sol da manhã. Pode ficar de 1 a 3 horas. Os usuários  desse processo dizem que não se deve passar das 11:00h.
Após a solarização, pode ser usada para consumo pura, com florais, com cristais, com ervas, medicamentos. Também podendo ter uso externo: banhos terapêuticos.

ÁGUA FLUIDIFICADA: É a água que recebe os fluidos das entidades e é ingerida pelo consulente.  "A água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora".

MICHAELUS (1989) afirma que os efeitos produzidos pela água magnetizada são múltiplos, às vezes até absolutamente opostos; alternativamente tônica ou laxativa, a água magnetizada fecha ou abre as vias de eliminação, segundo as necessidades do organismo.
Para Kardec (1973), a ação_magnética produzida pelo agente encarnado (magnetizador), tanto pode produzir uma modificação_nas_propriedades_da_água, quanto no tocante aos fluidos_orgânicos (ex: bile, linfa, líquido céfalorraquidiano, saliva, suco gástrico, sangue total, etc).
ÁGUA CROMOTERÁPICA:
Recebe o mesmo procedimento da água solarizada, mas a tampa do jarro de vidro deve ser colorida. Uma alernativa seria a de forrar a tampa e o vidro com papel celofane na cor desejada.

ÁGUA LUARIZADA
Mesmo procedimento da água Solarizada, mas deve ser deixada ao luar.
Pode ficar de 1 a 6 horas ao luar.
A fase da lua, determinará o tipo de influência.
 As águas solarizadas e luarizadas, podem ter apenas as influencias básicas do sol e da lua respectivamente e   podem ser potencializadas com o uso de cristais diversos e filtros coloridos.

HIDROMANCIA:
A hidromancia é um método de predizer o futuro de acordo com as visões na água.
Baseia-se no estudo das correntes, fluxo e cor das águas. Posteriormente foi empregada para obter respostas a perguntas concretas, atirando uma pedra e contando o número de ondas que formava ao cair na água. Segundo este método, o numero ímpar era favorável. Do leito do rio, passou-se à um recipiente (copo ou bacia com água)
As previsões através de espelhos (vidro ou metal polido) e as bolas de cristal também se desenvolveram a partir da hidromancia.
Conheci há uns anos atrás uma médium que trabalhava com uma cigana que usava como elemento condensador de sua vidência, um copo com água de poço e luarizada.
Não usava baralho cigano ou qualquer outro método divinatório.
E era fantástico o trabalho dela.
Na Grécia e em Roma era costume atirar pedras ou moedas em lagos ou reservatórios de água benta e interpretar o futuro de acordo com o número de círculos que se formasse.
Por CLAUDIA BAIBICH
Beijos e Optchá!!!